Veja dicas de alimentos que fazem bem para saúde e que por isso podem ser ótimos para o consumo. Afinal, estar de bem com a saúde é sempre importante.
Você pode adorar esta lista de alimentos saudáveis para você passar a consumir mais em sua casa. Afinal, é sempre bom nos fortalecer e nos alimentar de maneira saudável de forma barata.
Vamos te mostrar alimentos simples e que você pode encontrar em qualquer supermercado ou feira de frutas e legumes perto de sua casa. Assim você pode se cuidar de forma prática e ter uma sempre uma saúde muito forte.
Dicas de alimentos que fazem bem para saúde
O mais legal é que são alimentos simples de encontrar em feiras e supermercados. Veja a lista que fizemos e aproveite consumindo os que mais gostar e tiver acesso também.
Batata doce
A batata doce é uma raiz rica em açúcares que auxiliam a estabilizar nível glicêmico. Dessa forma ela oferece muitos benefícios para o nosso corpo.
Esse tubérculo possui minerais como sódio, potássio, cálcio, ferro e magnésio. Isso além de ter também as vitaminas A, D, C, B6 e B12.
É por isso que a batata doce é muito consumida por quem pratica atividades físicas, além de diabéticos, veganos e vegerarianos.
Ou seja, ela é consumida principalmente por aquelas pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida a partir de alimentos saudáveis.
Por ser rica em fibras, sais minerais e também vitaminas, a batata doce é uma excelente antioxidantes. As fibras presentes neste alimento também ajudam a saciar a fome mais rápido.
Laranja
A laranja, além de ser famosa por ter muita vitamina C, também fornece cálcio, ácido fólico, magnésio, potássio, ferro e fósforo. Esta fruta também fibras, flavonóides e pectina. Por isso, ela tem ainda mais valor nutritivo.
Esta fruta cítrica é outro antioxidante poderoso. Pois é composta por vitamina C, betacaroteno e flavonóides. Estes, em conjunto, proporcionam um antioxidante eficiente que ajuda a limpar o organismo e por isso previne doenças vasculares, cardíacas e degenerativas.
Granola
A granola é rica em fibras e devido a isto, ela aumenta a saciedade e melhora também o trânsito intestinal. Este alimento pode auxiliar no controle de colesterol e glicemia no sangue.
Este alimento super gostoso e agradável de comer, é feito da mistura de cereais, frutas secas e sementes. Elas podem ter adicionado também o açúcar mascavo ou outros tipos de açucares. Mas existem também as versões salgadas, sem glúten e a totalmente integral.
Ela contém vitaminas do complexo B que ajudam na formação da bainha de mielina do cérebro. A granola ajuda também o cérebro a utilizar a energia para fazer as funções e por isso contribui para a sua saúde emocional e mental.
Mandioca / Aipim
A mandioca, também conhecida como macaxeira e aipim, é um tubérculo altamente energético. Para consumir a mandioca, o melhor é fazer quando vamos fazer refeições que precisem de muito teor energético, como café da manhã ou almoço.
Esse alimento também ajuda a manter o tônus muscular da parede do trato digestivo e por isso contribui para o bom funcionamento do intestino.
Você sabia que a mandioca é bom até para o cabelo? Esta raiz é rica em nutrientes e dessa forma, aumenta a imunidade e seu organismo fica mais forte, ajudando no fortalecimento dos cabelos.
Inhame
O inhame é uma fonte de vários nutrientes fundamentais a nossa saúde. Como é rico em fibras, ele combate a prisão de ventre ajudando em um melhor funcionamento do intestino.
É um alimento rico em vitamina C e auxilia o sistema imunológico, contribuindo na formação de anticorpos no organismo. É um tubérculo rico em potássio, que é um mineral indispensável para o controle da pressão arterial. O inhame também ajuda a reduzir o colesterol.
Ele também possui a vitamina B6, que é um nutriente que reduz os níveis de homocisteína em nosso organismo. Este aminoácido, por sua vez, é encontrado é vítimas de infarto. Ou seja, é possivelmente um alimento que previne o infarto.
Banana
A banana, quando ainda está verde, é rica em amido e amido resistente. Assim que ela amadurece, esse amido se transforma em açúcar. É por isso que 90% da composição da banana é feita de carboidratos. Devido a isto também é que ela tem baixos níveis de proteínas e gorduras.
A sacarose, frutose e a glicose, açucares presentes na banana, promovem muita energia ao nosso corpo. Ela é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e também as vitaminas B1, B2 e B6. Isso sem contar com os minerais, como cobre, ferro, magnésio, cálcio e ácido fólico.
A banana também possui compostos antioxidantes, como por exemplo a dopamina e a catequina. A fruta também contém triptofano, que age na produção de serotonina, ajudando a manter o bom humor e a ficar mais relaxado.
Maçã
Comer maçãs ajuda a ter uma vida com mais equilíbrio e mais longe de doenças. A polpa e a casca desta fruta são ricas em vitaminas C e sais minerais, como cálcio, fósforo e potássio. As suas fibras também são ótimas para o nosso corpo, sem falar no poderoso antioxidante presente nela, a quercetina.
A maçã melhora a função cerebral, pois esta quercetina é um dos compostos que auxiliam a diminuir a morte celular causada pela oxidação e a inflamação de neurônios.
Além disto, ela ainda possui vitaminas do complexo B, como a vitamina C e o ácido fosfórico, que por sua vez protege o sistema nervoso.
Ela também é ótima para o coração, pois os flavonoides presentes na maçã deixam nosso corpo longe de doenças cardíacas, deixando menor a nossa pressão arterial de forma a reduzir a oxidação do colesterol e atuando como antioxidante.
Ovo
O ovo é rico em proteínas, vitaminas e minerais. Por isso, este alimento traz várias vantagens para a saúde. Fortalece os músculos e favorece o crescimento por ter a clara rica em proteínas. Por conter colina, o ovo também preserva a saúde das células e do cérebro.
Como este alimento contém vitamina A, luteína e zeaxantina, ele previne a catarata e também a perda da visão. Ajuda a emagrecer por ser rico em proteínas. Isso faz com que o ovo dê mais sensação de saciedade após comê-lo.
Os ovos contém também cálcio e fósforo, por isso eles ajudam a preservar a saúde dos nossos ossos. Contém ferro e por isso previne anemia. Além de deixar o sistema nervoso mais forte e aumentar a produção de sangue, por ter em sua composição a vitamina B12.
Peixe
Peixes são fontes enormes de proteínas e podem ser usados para colocar no lugar da carne ou o frango em uma alimentação de alto teor energético, como o almoço ou o jantar.
As proteínas são nutrientes indispensáveis para a formação da massa muscular, da pele, dos cabelos, do sistema imunológico e das células.
Os peixes magros como o robalo, a garoupa e o linguado são fontes menos calóricas de proteínas. Já os peixes gordos como o salmão, o atum e a sardinha possuem mais calorias.
O peixe é uma fonte de gordura boa, especialmente os que são de água salgada, como o atum, a sardinha e o salmão. Pois estes peixes são ricos em ômega-3.
Este nutriente age no organismo de forma a reduzir o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom. Além disto, reduz também a inflamação e ajuda a melhor o sistema imunológico.
Devido a isto tudo, o costume de peixe pode reduzir o risco de ter doenças cardiovasculares como a aterosclerose e o infarto. Pode prevenir também outros problemas, como o AVC, por exemplo.
Sopa
Pelo modo de sua preparação e pelos nutrientes tradicionais, a sopa é um alimento de valor nutricional fantástico.
Canja de galinha
O segredo da canja de galinha pode estar na cisteína, um aminoácido que é liberado quando a carne da galinha é cozida. Esse aminoácido ajuda na expectoração, um dos incômodos mais chatos da gripe.
Quando combinamos com arroz, cenoura e cebolas, servida deliciosamente num prato bem quentinho, ajuda a reduzir a inflamação na gargante e protege o sistema imunológico.
Além de proteger o nosso corpo de gripes e resfriados, uma sopa quentinha de canja de galinha é rica em vitaminas, proteínas bem hidratadas, sais minerais e carboidratos.
Sopa de legumes
Sopas de legumes são ótimas para ter uma dieta alimentar equilibrada. Os legumes são muito ricos em água, fibras alimentares, vitaminas B e C e também sais minerais.
O conteúdo em gordura é baixo e por isso que este alimento possui um baixo valor energético. Ou seja, tem pocas calorias.
Caldo verde
Comumente, a sopa de caldo verde leva dois ingredientes que são os principais: a couve-manteiga e a batata. A couve-manteiga é rica em cálcio, ferro, clorofila, magnésio e vitaminas A e B. Devido a isto ela contribui muito para a desintoxicação e o bom funcionamento da função intestinal.
Já a batata ajuda na saúde da pele, é um ótimo antioxidante e é ótima para o cérebro. Ou seja, é a combinação perfeita para uma sopa saudável e super deliciosa.
Mais dicas de saúde
→ alimentos que aumentam a imunidade
Veja mais alimentos que podem te ajudar a melhorar sua saúde, aumentando sua imunidade e te protegendo contra doenças.
→ máscaras naturais para o rosto
Veja máscaras naturais e caseiras para fazer e deixar a pele facial mais linda e saudável. São mais dicas que você pode amar muito também.
Espero que tenha gostado dessas dicas de alimentos que fazem bem para saúde. São sugestões que podem fazer a diferença na hora de fazer uma dieta saudável e equilibrada.
Imagens: www.vilacha.com.br mangacompimenta.com cybercook.com.br blogdamimis.com.br www.bcook.pt unsplash.com
Seja o primeiro a comentar